MOSB e Liceu São Paulo: "Lixo no Lixo Liceu no Capricho"
- Flaviana Souza
- 29 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

No dia 22 de maio o MOSB, por meio da As atividades foram planejadas e executadas responsável pelo educativo e comunicação, Flaviana Souza, iniciou junto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Liceu Coração de Jesus a campanha “Lixo no lixo Liceu no capricho”. A ação, que fazia parte das novas medidas da CIPA do Liceu com o apoio da CIPA e envolvendo os alunos, foi incluída nas atividades da 13ª Semana Nacional do Museu e começou com a adequação do pátio para receber o lixo gerado nos intervalos separados em orgânico e reciclável.
No primeiro dia, a atividade foi dividida em duas partes, teoria e trabalho de campo. Dentro da teoria os alunos foram capacitados para atuarem na campanha e receberam um manual de agente ambiental e um crachá individual. O trabalho em campo aconteceu no pátio do colégio onde os agentes ambientais colaram cartazes explicativos, reorganizaram as lixeiras colocando a sinalização adequada (orgânico ou reciclável) e os sacos de lixo corretos (preto para lixo orgânico e azul para lixo reciclável) e organizaram as equipes que trabalhariam na conscientização dos alunos menores na semana seguinte.
Nesta semana em todos os intervalos os alunos agentes ambientais conversaram com os demais alunos explicando sobre a separação do lixo, tiraram dúvidas sobre o assunto e distribuíram material educativo. O material educativo trazia um braço do tema lixo por dia. No primeiro dia tratava de indicar quais materiais são recicláveis e quais não, no segundo dia o material abordava o tempo de composição de cada matéria, no terceiro dia trazia o cilo do papel mostrando a diferença entre um ciclo linear (do corte da árvore para a fabricação e depois o papel sendo jogado no lixo comum) e um ciclo infinito (papel reciclado), no quarto dia o material trabalhava o desperdício de alimento, e por fim, no último dia o encerramento da atividade de conscientização realizada pelo 5º ano, mas a campanha continua com o apoio do colégio.
Alguns resultados já começaram a aparecer: o volume de lixo no chão do pátio diminuiu, muitas crianças abraçaram a causa e hoje ajudam a fiscalizar e alguns professores que já estavam trabalhando o tema em sala de aula estão reforçando a campanha. Ainda será preciso trabalhar bastante em cima do tema para que aqueles alunos que ainda possuem dúvidas sobre a separação possam saná-las e não haja mais trocas nas lixeiras, bem como a conscientização do desperdício de alimento que ainda é muito grande por parte dos alunos.
Comentários