Estudiosos de Música fazem visita técnica
- Fernando Binder
- 10 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Fernando Binder, Fernando Lacerda e Adriano Meyer
O MOSB recebeu no último dia 9 os especialistas Adriano Castro Meyer, chefe do arquivo de música da OSUSP - Orquestra Sinfônica da USP e Fernando Lacerda, musicólogo especialista em música sacra e estudos religiosos que atualmente prepara um estudo sobre a história da música sacra no Brasil na UFMG para uma visita técnica à Exposição “200 anos do nascimento de Dom Bosco”, à reserva técnica e à sala onde está salvaguardado o acervo de música do museu. O percurso foi acompanhado pela equipe do MOSB e pelo coordenador de música do projeto ProAC, Fernando Binder.
Durante as duas horas e meia de visita, puderam conhecer a origem da sociedade salesiana e suas características, sua metodologia de ensino e a importância dada por Dom Bosco à música dentro de sua obra como ferramenta de aproximação e forma de cativar os jovens, bem como sua importância para que se agregue o caráter festivo aos seus oratórios e colégios.
Adriano ficou impressionado com a quantidade, diversidade e qualidade do acervo do MOSB e destacou a qualidade da expografia e da curadoria do MOSB, considerando que a instituição tem potencial para estar sempre cheio. A mesma percepção sobre a diversidade do acervo teve o Fernando que considerou ser um acervo de relevância para diversas áreas de pesquisa. Para ele, a exposição deixa claros os traços da presença salesiana em São Paulo, além de mostrar a história do Liceu que reflete a educação salesiana em todo território nacional.
Quanto ao acervo de música, Adriano ficou admirado com a riqueza do material e reconheceu que esse acervo merece ser divulgado, e que terá muita utilidade para especialistas e público em geral que poderão tomar contato com a intensa atividade cultural salesiana. Paradigma exemplar da música sacra no início do século XX foi a síntese atribuída por Fernando para o acervo de música. Ficou bem impressionado com o tratamento dado ao acervo, é um projeto que precisa ser levado a diante e que merece mais destaque na exposição pois o repertório reflete a identidade salesiana.
Visitas como essas coroam o acerto da escolha em preparar o projeto para encaminhar para o edital da Secretaria da Cultura.
Comentários